Mussa Calú defende profissionalização dos massagistas em medicina desportiva
O Médico dos Mambas, Mussa Calú, defende a profissionalização dos massagistas de diferentes modalidades em medicina desportiva, como forma de garantir mais qualidade na recuperação dos atletas lesionados e na sua intervenção durante uma competição.
Geralmente, no desporto, os atletas são os principais protagonistas, mas por detrás deles existem outros profissionais que contribuem para o seu estrelato. É o caso da equipa médica.
A nossa reportagem conversou com o médico fisiatra, formado em medicina desportiva desde 1992, e actualmente a desempenhar a função de médicos dos Mambas. Este explicou que não é qualquer pessoa que deve desempenhar a função de massagista numa equipa.
Mussa Calú lamenta o facto de algumas equipas apresentarem, nos recintos desportivos, massagistas que não estão devidamente equipados.
Antes de fazer parte da equipa médica dos Mambas, Calú esteve ligado a equipas como Palmeiras da Beira, Maxaquene, Desportivo de Maputo, entre outras, sempre tendo como principal papel a recuperação jogadores lesionados.
Fonte:Opais