Futebol Feminino em Mocambique ...

Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

Futebol Feminino em Moçambique

Este blog tem como objectivo divulgar informação de carácter desportivo

Futebol Feminino em Moçambique

Este blog tem como objectivo divulgar informação de carácter desportivo

AUGUSTO JAMINE, PRESIDENTE DA LNFF - Estamos felizes e agradecidos

 

SÓ temos de elogiar este gesto do Governo, afinal é o nosso principal parceiro na organização da nossa liga nos quatro anos da sua existência.

 

Em relação ao valor recebido, não estamos satisfeitos dadas as despesas que temos, mas estamos felizes, porque até foi incrementado em relação ao ano passado, num esforço de salutar. Este ano esperamos fazer uma liga melhor das três que já organizamos, pelo que todo o apoio é válido para nós”, sublinhou Augusto Jamine, presidente da Liga Nacional de Futebol Feminino (LNFF).

 

 

Fonte:Jornal Noticias

Costa do Sol revalida título de campeã de futebol feminino

 

A equipa feminina do Costa do Sol revalidou o título de campeã nacional de futebol em seniores femininos, competição que se jogou na cidade portuária da Beira e decorreu no sistema de todos-contra-todos (a duas voltas).


Nos dois jogos realizados no fim-de-semana, as canarinhas de Maputo golearam, no sábado, os Viveiros de Nampula, por 5-0, e no domingo empataram (1-1) com a União Desportivo de Niassa.


Este foi terceiro título consecutivo do Costa do Sol na prova, que arrancou em 2014.
 
António Mavila, Beira
 
 
Fonte:Abola

Costa do sol não teve uma vida fácil com a União desportiva de lichinga.

 

 

 

Equipa canarinha de Maputo viu se na primeira parte a dominar e a chegar aos 3 golos enquanto isso as meninas lindas de capital do Niassa só tinham marcados 1golo contra 3 de costa do sol, assim sendo equipa de UD lichinga foi ao intervalo a perder por 3-1.


Segunda parte entrou agressiva a União despotiva, e viu se a chegar ao empate e costa do sol não acreditou oque viu mas na hora da ponta equipa do costa do sol aflita subiu quase toda equipa, a procura do golo quem sai como heroína de 3 pontos é a jogadora girarrafa Amália chega a desempatar o jogo assim equipa orientada por Ismael Agy saiu com 3 pontos e com lição bem tomada. Lichinga não brinca

Jornalista: Zainadine


Beira, para arte da bola.

Lichinga comanda

 

A UNIÃO Desportiva de Lichinga deu um salto qualitativo e é novo líder, isto depois da Liga Nacional de Futebol Feminino (LNFF) ter decidido, em reunião de balanço da primeira fase (regional) do campeonato havida na passada sexta-feira, pela desqualificação das formações da Benfica de Laulane (Maputo) e Muelé de Inhambane por terem excedido o limite de faltas de comparência na prova.

 

Como consequência imediata dessa decisão, a Fanta da Beira, que se havia beneficiado disso para assumir a liderança, caiu da primeira para a terceira posição, ou seja, voltou para o seu merecido lugar, atrás da equipa de Viveiros de Nampula, actual segundo classificado.

 

Contrariamente à anterior líder (Fanta), a União Desportiva de Lichinga ainda não conheceu o sabor amargo da derrota, sendo o legítimo comandante com 19 pontos, fruto de seis vitórias e um empate. Aliás, a equipa de Lichinga venceu, semana passada, o duelo entre ambos (2-0), em partida atrasada referente à quarta jornada.

 

A vitória da equipa da capital do Niassa foi decisiva para o reforço das suas aspirações na luta pelo título. Já o Costa do Sol, que está neste campeonato para defender o título, na qualidade de bicampeão nacional, está em quarto lugar a 10 pontos do actual líder, mas tem menos jogos (quatro), portanto em condições de recuperar o seu estatuto e reposicionar-se para fazer face aos seus principais adversários.

 

Entretanto, devido aos exames escolares, a LNFF decidiu ainda adiar a última fase, em que todas equipas serão agrupadas numa única região (cidade), para 10 a 18 de Janeiro. A derradeira fase devia arrancar esta semana e três cidades concorriam para acolhê-la, nomeadamente Maputo, Beira e Nampula. O local será conhecido nos próximos dias. 

 

CLASSIFICAÇÃO ACTUAL

 

                                             J           V         E          D           B         PTS

 

UNIÃO DE LICHINGA             07        06        01        00        46-02   19

Viveiros de Nampula                    06        03        02        01        10-04   11

Fanta da Beira                             07        03        01        03        02-08   10

Costa do Sol                               04        03        00        01        13-01   09

Nhungue FC de Tete                   08         02        02        04        11-15   08

Cosmos de Maputo                     04        01        00        03        03-14   03

Cocorico de Wampula                 06        00        00        06        02-35   00

*Benfica de Laulane                    00        00        00        00        00-00   00

*Muelé de Inhambane                 00       00        00        00        00-00   00

 

* Desqualificados por força do Regulamento da LNFF

 

 

Fonte:Jornal Noticias

União de Lichinga encurrala Fanta

 

A UNIÃO Desportiva de Lichinga está a um ponto do alcance da líder Fanta da Beira na Liga Nacional de Futebol Feminino (LNFF), depois de vencer, esta semana, o duelo entre ambos (2-0), em partida atrasada referente à quarta jornada.

 

A vitória da equipa da capital do Niassa foi decisiva para o reforço das suas aspirações na luta pelo título, numa altura em que o Costa do Sol procura reposicionar-se para defender o seu estatuto de bicampeão nacional.

 

As “canarinhas”, na terceira posição, estão a oito pontos da Fanta, mas, à semelhança da União Desportiva de Lichinga, têm muitos jogos em atraso. O Costa do Sol fez seis jogos, dos quais sofreu duas derrotas, enquanto a União de Lichinga realizou sete. Enquanto isso, a Fanta é a equipa com mais jogos feitos no campeonato (11), prova que em virtude de ser disputada por zonas leva a esta disparidade de haver formações com mais jogos que as outras.

 

Portanto, muito há ainda por acontecer e a Fanta não pode, a estas alturas, gozar de favoritismo absoluto, isto porque os seus mais directos perseguidores ainda têm mais jogos.

 

De referir que o campeonato ficará reduzido de nove para sete equipas com a desqualificação do Benfica de Laulane e Muelé de Inhambane por faltas de comparência. Sendo assim, todos os pontos conquistados nos jogos com as duas equipas serão retirados.  

 

Entretanto, hoje serão marcados os jogos que fecharão nos próximos dias a fase de zonas e que consiste nas deslocações das equipas de uma região para outra, fazendo o número de jogos possível com os adversários locais. Esta é a forma encontrada pela direcção da LNFF para minimizar os custos da prova.

 

A fase que se segue, a última, e que terá lugar de 14 a 23 de Dezembro, junta todas as equipas numa única cidade para a disputa das restantes jornadas. Três cidades concorrem para acolher a derradeira fase, nomeadamente Maputo cidade, Beira e Nampula, e tudo ficará esclarecido hoje num encontro da direcção da LNFF. 

 

CLASSIFICAÇÃO ACTUAL

 

                                            J          V         E         D         B         PTS

 

FANTA DA BEIRA             11        06        02        03        04-09   20

União de Lichinga                 07        06        01        00        46-02   19

Costa do Sol                          06        04        00        02        16-03   12

Viveiros de Nampula             06        03        02        01        10-04   11

Benfica de Laulane                06        03        01        02        07-04   10

Nhungue FC de Tete            08         02        02        04        11-15   08

Muelé de Inhambane             06        02        00        04        03-05   06

Cosmos de Maputo               07        02        00        05        07-18   06

Cocorico de Wampula           06        00        00        06        02-35   00

 

 

Fonte:Jornal Noticias

Lichinga goleia Nyúnguè

 

 

 

A UNIÃO desportiva de Lichinga recebeu e goleou o Nyúnguè de Tete por 7-0, em partida da sexta jornada da Liga Nacional de Futebol Feminino (LNFF), marcada por faltas de comparência.

 

Com o triunfo, a equipa do Niassa assalta provisoriamente o comando da prova, com 10 pontos, os mesmos do Benfica de Laulane, que perdeu por falta de comparência ao jogo que devia realizar em Inhambane, frente ao Clube de Muelé.

 

Outra falta de comparência verificou-se no embate que deveria opor Fanta da Beira ao Cosmos de Maputo, mas a equipa da capital do país não se fez ao terreno.

 

 Com efeito, às duas formações, Benfica e Cosmos, foram aplicadas derrotas por 3-0, e, segundo a LNFF, caso repitam cenas idênticas serão automaticamente excluídas da prova, segundo mandam os regulamentos da competição.

 

As faltas de comparências têm sido marca desta competição, com as equipas, muitas das vezes, a não se fazerem aos jogos, alegadamente por problemas financeiros e logísticos.

 

Entretanto, a prova prossegue amanhã com quatro jogos. No campo de Namutequeliua, em Nampula, o Viveiros recebe a União Desportiva de Lichinga.

 

 No Estádio Municipal de Muhala, também em Nampula, o Cocorico mede forças com o Nyúnguè de Tete. No campo municipal de Dondo, Fanta da Beira recebe Benfica de Laulane.

 

Em Inhambane, o Clube de Muelé bate-se com o Cosmos de Maputo. Todos os jogos têm início às 15.00 horas.

 

 

Fonte:Jornal Noticias

Benfica de Laulane tenta segurar liderança

 

O BENFICA de Laulane desloca-se amanhã a Inhambane para medir forças com o Clube de Muelé, numa das partidas mais aguardadas de mais uma ronda da Liga Nacional de Futebol Feminino (LNFF).

 

Em Inhambane, o Benfica deverá fazer das tripas o coração para sair com a liderança intacta, pelo que o único resultado que interessa às “encarnadas” é a vitória. O jogo não se afigura fácil, dado que Muelé é uma das equipas mais temíveis desta prova, sobretudo quando actua no seu reduto.

 

Outra equipa que luta pela liderança e pelo título é a União Desportiva de Lichinga, actual vice-campeã, que mede forças com a estreante Nyúnguè FC de Tete. Uma vitória para a equipa do Niassa, actual terceiro classificado, com sete pontos, pode-lhe permitir a partilha da liderança com o Benfica, se as “encarnadas” perderem em Inhambane.

 

Na Beira, o Fanta local bate-se com o Cosmos de Maputo, num duelo entre duas equipas do meio da tabela. Todos os desafios têm lugar amanhã, a partir das 15.00 horas.

 

O Benfica lidera com 10 pontos, seguido do Costa do Sol com nove. A União Desportiva de Lichinga, com sete, completa o pódio.

 

Fonte:Jornal Noticias

Costa e Sol e Benfica cada vez mais fortes

 

O COSTA do Sol e o Benfica de Laulane estão cada vez mais embalados na Liga Nacional do Futebol Feminino (LNFF), o que deixa antever uma luta titânica pelo título, depois de dois anos de domínio quase que absoluto das “canarinhas”.

 

Na segunda-feira, o Costa do Sol goleou Fanta da Beira por 3-0, tomando de assalto a liderança agora com 10 pontos, mais um que o Benfica de Laulane, com menos um desafio que as “canarinhas”.

 

As “encarnadas”, por sua vez, bateram o Cosmos por 4-2. O Clube de Muelé perdeu na recepção ao Fanta da Beira, sexta-feira, por 1-0.

 

A União Desportiva de Lichinga, que nesta ronda ficou de fora, está na terceira posição com sete pontos, sendo considerada uma das candidatas ao título. Aliás, no ano passado terminou como vice-campeão.

 

A LNFF decorre no sistema clássico de todos-contra-todos, em duas voltas. O Costa do Sol venceu as duas primeiras edições.

 

 

Fonte:Jornal Noticias

“Canarinhas” cilindram Cosmos

 

DEPOIS da derrota na segunda jornada frente ao Benfica de Laulane por 1-2, o Costa do Sol redimiu-se na terceira da Liga Nacional de Futebol Feminino (LNFF), ao cilindrar o Cosmos de Maputo por 6-1.

 

Com orgulho ferido, as “canarinhas”, bicampeães, não deram hipóteses de reacção ao Cosmos, tendo-se colocado em vantagem logo nos instantes iniciais. Aliás, ao intervalo o Costa do Sol ganhava por 4-1, sendo que na segunda metade aumentou mais dois golos, fixando o resultado final em 6-1.

 

Em Tete, a Padraria Nyúngué empatou a duas bolas na recepção ao Cocorico de Nampula. O líder União Desportiva de Lichinga foi travado com um empate caseiro a uma bola frente a Viveiros. A jornada ficou manchada pela falta de comparência do Clube de Muelé, que devia medir forças com o Benfica de Laulane. Com estes resultados, a UD Lichinga lidera com sete pontos, mais um que o Costa do Sol e Benfica de Laulane, que ocupam o segundo e terceiro postos.

 

Entretanto, a competição prossegue amanhã, com Muelé a medir forças com o Fanta da Beira. Na segunda-feira, o Cosmos bate-se com o Benfica de Laulane e O Costa do Sol mede forças com Fanta da Beira.

 

 

Fonte:Jornal Noticias

Benfica de Laulane bate campeão

 

O BENFICA de Laulane derrotou o Costa do Sol por 2-1, em jogo mais importante da segunda jornada da Liga Nacional do Futebol Feminino (LNFF). Este foi o primeiro desaire das “canarinhas”, bicampeãs, depois de muitas jornadas neste evento.

 

Aliás, nas primeiras duas edições desta prova o Costa do Sol sempre mostrou supremacia em relação aos adversários, mas na tarde de domingo, contra todas as expectativas, caiu frente ao Benfica de Laulane, que se juntou ao grupo de equipas com três pontos.

 

Mas o resultado mais expressivo da ronda foi conseguido pela União Desportiva de Lichinga, vice-campeã, que cilindrou o Cocorico de Nampula por 8-0, passando a liderar a competição, em função do “goal-average”.

 

O Cosmos de Maputo, equipa que se estreia esta edição na prova, recebeu e perdeu com o Clube de Muelé por 1-3. Muelé redimiu-se desta forma da derrota no jogo de abertura frente ao Costa do Sol, por 2-0.

 

A competição prossegue esta tarde com mais três jogos. Em Tete, a Padaria Nyúnguè recebe o Cocorico de Nampula, a partir das 15.00 horas. A União Desportiva de Lichinga joga, no seu reduto, com Viveiros de Nampula.

 

No campo da Académica, na cidade de Maputo, o Benfica de Laulane mede forças com o Clube de Muelé.

 

Refira que a competição é disputada por nove equipas que jogam no sistema clássico de todos contra todos em duas voltas.

 

 

Fonte:Jornal Noticias